O blog Ateliê Curico está mudanado para Ateliê Dona Filó, por isso muitas vezes você pode ser direcionado para o outro blog ...
Obrigada pela compreenção!!!
Carla

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Artes com Escama de Peixe

A arte com escamas de peixes é feita com produtos ecologicamente corretos e socialmente justos, por isso são considerados ecossociais A escama é um produto fácil de se conseguir, orgânico e muito versátil. Podem ser transformadas em brincos, pulseiras, móbiles, chaveiros, apliques em sandálias e chapéus, flores  e tudo mais que sua imaginação permitir. Trabalhar com escamas é uma arte que exige paciência e habilidade, dá trabalho, mas compensa pela grande aceitação do público. 
Existem escamas apropriadas para cada tipo de trabalho, segundo Cleide Fioravante Domingues, as de peixe de mar como a corvina produzem objetos mais resistente, enquanto as escamas de peixes de lago como a tainha, são mais maleáveis e usadas em detalhes mais delicados.






Nesse vídeo é possível ver a confecção de uma rosa feita com escamas.


Nesse outro video a artesã Beth Ameida ensina como preparar e tingir as escamas.




No site Vitrine Digital tem uma matéria publicada com o tema "Chique e Sustentável", também sobre o aproveitamento de escamas.


No blog do sebrae também tem uma matéria falando sobre o artesanato com escamas com o tema "Escamas de Peixes que viram Flores"


No Blog Babel das Artes é possível encontrar vários trabalhos realizados com escamas.






9 comentários:

  1. Olá Carla, vim retribuir a vizita e conhecer seu cantinho, adoreiiiii, acho maravilhoso este trabalho com escamas é lindíssimo, parabéns, estou construindo e quando minha casa ficar pronta vou encomendar uma rosa igual a essa da última foto mas só que apenas uma ao invés de três para eu colocar lá no lavabo com a toalha de mão.
    Parabéns já fiquei por aqui, e pegue em meu Blog o meu Award para você é uma libélula se mexendo, esta na barra direita do blog. fique com Deus bjs Daisy.

    ResponderExcluir
  2. Daisy,
    Obrigada pela visita!
    Esse trabalho que você gostou e da Babel Artes.
    Peguei seu Award.
    Beijos
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga carla
    Que cantinho lindo!Amei as flores feitas com escamas de peixe!que trabalho chique!Vivendo e aprendendo!Parabéns pelo belo trabalho e já sou seguidora do blog.

    ResponderExcluir
  4. Graça,
    Muito obrigada pela visita, também sou seguidora do seu blog.
    Você é muito talentosa, parabéns pelo seu trabalho.
    Bjos
    Carla

    ResponderExcluir
  5. ola realmente estas pessas são lindas,eu sou meio suspeita em dizer isso pois trabalho com as mesma e faço lindos arranjos, é incrivel como a natureza nos da oportunidades de criar peças de encher os olhos...

    Otima semana querida...

    Bjoos

    Michely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michely,
      Você tem razão, permitem realizar um trabalho muito bonito.
      Onde é possível ver fotos dos seus trabalhos?
      Beijos
      Carla

      Excluir
  6. adorei as flores,elas ficaram bem naturais.bjoos bia art

    ResponderExcluir
  7. Bia,
    Ficam com aspecto natural sim.
    Obrigada pela visita.
    Beijos
    Carla

    ResponderExcluir
  8. OI PESSOAL,MUITO LINDO OS ARTEZANATOS,EU TAMBEM GOSTARIA DE FAZER ROSAS DE ESCAMAS,SO QUE AQUI NA MINHA REGIAO NAO TEM ESCAMAS GRANDES PARA A GENTE COMPRAR,TAMBEM NAO SE ACHA AS ASTES DE COQUEIRO PARA FAZER OS CABOS,SERIA INTERESANTE SE VOCES COLOCASEM PARA VENDER ESSES PRODUTOS,E CLARO QUE SE TIVER MUITO CARO A GENTE NAO COMPRA,MAIS SE OS PREÇOS FOREM BONS,E SE A GENTE VER QUE TEM MARGEM DE LUCRO,NOS TAMBEM PODEREMOS FAZER,E UMA BOA TERAPIA,PARABENS A TODAS AS AMIGAS ARTEZANATO.

    ResponderExcluir